Início             Videos            Depoimentos             Contato


Opotun Vinicius

 

Foi com grande alegria que recebi a notícia do advento desse Portal, dedicado ao Projeto Xirê dos Orixás, fruto da sapiência do meu amigo Ricardo. Eu não poderia furtar-me de transcrever algumas linhas acerca do projeto, bem como, sobre o seu mentor, um grande profissional, mas sobretudo um amigo.

Salvo engano, a primeira festividade que o Ricardo foi no Ilé Ibùalámo, casa fundada pelo meu saudoso Pai, José Carlos de Ibualámo e hoje liderada por minha irmã Ìyá Gabriela de Obaluwaiye, foi a de Osun. Meu Pai, que já há algum tempo não permitia filmagens, abriu uma exceção em razão da confiança imediata que ele teve pelo Ricardo. Lembro de meu Pai ter falado: “Veja Vinicius, ele não é de Candomblé, mas veio todo vestido de branco, isso mostra que ele tem respeito pela nossa fé” e, assim, meu Pai permitiu que ele realizasse o registro de algumas cerimônias de nossa casa. Lembro-me, também, das palavras do Ricardo à época: “Olha Vinicius, estou feliz pois estou fazendo o registro de um Candomblé Tradicional, entrei aqui e me senti em uma verdadeira Casa de Candomblé Tradicional e estou me sentindo muito bem”. Assim, o Ricardo teve a oportunidade de documentar festas como as de Òsun, Òsàlá, Ìrókò, inserindo alguns fragmentos desses registros no documentário que dá nome ao site. Além disso, esteve conosco em momentos difíceis, como na partida do meu Pai para o Orùn, cerimônias fúnebres e dadas comemorativas que ele sabia que não seriam registradas, mas que, mesmo assim, fez questão de estar conosco, mostrando de forma contundente que além do profissional à busca da concretização do seu projeto, havia ali um amigo em que também podíamos contar – por essa razão, tenho para mim que os Orixás, os nossos Deuses Negros Africanos, abençoaram e continuarão abençoando esse trabalho, que como disse inicialmente, é fruto da sabedoria do Ricardo.

O filme em si, retrata com a sensibilidade capturada pelas lentes do Ricardo, momentos diversos relacionados aos nossos Deuses, outrossim, propicia à sociedade, depoimentos de pessoas de singular importância dentro das Comunidades de Terreiro, dentre os quais eu destaco o relato de minha irmã, a Ìyálòrìsà Gabriela de Obaluwaiye falando sobre Òsanyìn, a Divindade das Folhas, Matas e Florestas e da minha Ìyálòrìsà, Mãe Luizinha de Nana, que emocionadamente falou sobre Sàngó e de minha comadre Dani de Osun, que falou sobre Nana. Destaco, também, a magnifica explanação do meu irmão, Pai Rodney de Òsòósì que discorreu com propriedade sobre as concepções e significados daquilo que no Candomblé, nós chamamos de Xirê dos Orixás. Em suma, um trabalho feito com amor, dedicação, carinho e fé. Sem dúvidas, constitui um importante e rico material que deve ser amplamente divulgado. Meus sinceros parabéns ao meu Amigo Ricardo e que esse site, seja somente mais um passo consolidador para o reconhecimento e premiação desse material sem-par.

Sem mais,

Opotun Vinicius
https://www.facebook.com/opotun.vinicius?fref=ts

 


VOLTAR

© 2015 | Ricardo Esposito Cunha Todos os direitos reservados - Webmaster Diogo Moura